A definição mais conhecida de PDV (Ponto de Venda) é o local ou meio no qual a marca entra em contato com seu consumidor para uma troca e oferta direta do seu produto ou serviço, e é lá onde grande parte dos clientes tomam a decisão de fazer a compra.
Para que seu produto desperte o interesse de seu público é necessário investir no Trade Marketing e suas estratégias. O trabalho do trade deve ir além das organizações das gôndolas e dar destaque a certos produtos, ele deve conhecer as dores e as expectativas do seu o público para agir de maneira estratégica.
Por esse motivo, preparamos esse texto com valiosas dicas de como captar a atenção dos shoppers no PDV utilizando as estratégias do Trade Marketing, quer saber mais? Continue a leitura e conheça as vantagens!
– O que é o Trade Marketing?
O Marketing é de extrema importância para as empresas que buscam crescimento, uma vez que se os clientes não conhecem seu produto ou serviço, não haverá demanda de mercado por ele o que acarretará a não venda.
O que pode ser considerado um grande erro é que a maioria das empresas trabalham apenas o marketing focado no consumidor e acabam esquecendo-se das estratégias para comercializar os produtos entre distribuidores, varejistas e atacadistas que são os principais responsáveis por conectar os consumidores aos fornecedores. Esse processo é chamado de Trade Marketing.
No Trade Marketing um dos principais focos é beneficiar os canais de venda através de parcerias que sejam vantajosas para ambos os lados, consumidor e fornecedor.
A estratégia adotada nos pontos de vendas (PDV) é dar visibilidade à marca ou produto despertando assim o interesse do consumidor, para isso é necessário a disposição nas gôndolas, prateleiras e outros locais de exposição.
– Benefícios do Trade Marketing
Aplicando corretamente as estratégias do Trade Marketing, sua empresa irá gerar benefícios para todos os envolvidos dessa equação: fornecedor, distribuidor e consumidor. Com o posicionamento estratégico é possível gerar maior reconhecimento e alcance do público interessado.
Fidelize seu consumidor através do Trade Marketing! Crie experiências de consumo com foco totalmente voltado para seus clientes e suas preferências, essas ações estimulam uma melhor relação entra a empresa e o shopper. Adotando as medidas certas ao PDV, o aumento das vendas é garantido.
– Aplique essa abordagem em seu negócio
O Trade Marketing é muito valioso para as empresas e é de extrema importância para quem deseja aumentar o faturamento. Confira nossas dicas para usar essas estratégias a seu favor.
Você conhece o seu shopper?
Antes de começar a desenvolver qualquer estratégia de comunicação, relacionamento ou vendas é de extrema importância conhecer seu público-alvo
Conhecendo o shopper, sua empresa consegue traçar qual o perfil de seu consumidor. O foco é entender como é seu comportamento de compra, assim fica mais fácil definir quais serão as estratégias adotadas perante suas preferências.
Usando a tecnologia e implementando a adoção de um CRM no PDV, sua empresa irá obter informações importantes sobre seus clientes. Com esse recurso os dados são registrados de forma especifica para que haja a segmentação de mercado e as ações cheguem as pessoas certas.
Tenha os objetivos do seu negócio alinhados com as necessidades dos fabricantes
O Trade Marketing no PDV vai muito além da organização e disposição de produtos para atender às demandas do público. É preciso entender que essa estratégia é uma verdadeira parceria e o alinhamento das expectativas entra quem fabrica e quem distribui é crucial para o sucesso da ação.
Com posse nesses dados é hora de reunir essas informações junto as demandas estratégicas de negócio, e através do shopper, por exemplo, gerar mais vendas e garantir a fidelização do seu consumidor.
Tenha um planejamento estratégico
A elaboração do planejamento estratégico de Trade Marketing é uma das etapas mais importantes para os resultados e merece uma atenção especial em todos os detalhes. Nesta etapa, defina os produtos em evidência, como será feita a disposição nas prateleiras e o que deverá ter destaque.
Tenha definido e as claras quais as responsabilidades entre o fabricante e distribuidor, bem como a necessidade de treinamento e afins. Todas as ações devem ser pensadas com direcionamento para as preferências do shopper, dessa forma é possível maximizar a efetividade de atuação.
Calcule os resultados
Além de planejar e executar o Trade Marketing no PDV, é necessário compreender o que tem funcionado, o que deve melhorar e o que merece ser substituído para que os resultados sejam 100% aproveitados, por isso dê uma atenção especial aos cálculos dos resultados.
O cálculo dos resultados é feito com auxílio de indicadores-chave de performance, por meio deles são fornecidas informações como o total de vendas, o faturamento, a lucratividade, entre outros dados. Analisando esses dados e comparando com desempenhos anteriores, sua empresa consegue entender o que de fato funciona.
Para entender o comportamento do seu público e quais suas necessidades, o QR Sorteios possui uma ferramenta completa que integra o CRM ao seu PDV. Uma análise constante sobre o relacionamento com seu consumidor traz oportunidades de melhoria e consolidação da sua marca, utilizando essas dicas sua empresa irá despertar na íntegra a atenção ao seu ponto de vendas.
Nossa plataforma auxilia no gerenciamento de sua campanha promocional e nas estratégias adotas pela sua equipe de Trade Marketing, através dela é possível integrar o CRM no PDV e traçar os perfis de seus consumidores. Melhorando assim o relacionamento e a prospecção da sua empresa. Acesse o QR Sorteios e conheça tudo o que podemos fazer para aumentar seu faturamento e fidelizar clientes.