Uma campanha de fidelização ou pontuação tem como meta fazer com que os clientes comprem cada vez mais e um por período maior de tempo.
Mas, afinal, porque tantas empresas apostam nas campanhas de fidelização? Qual o verdadeiro motivo deste investimento? Continue a leitura que iremos te explicar quais são as vantagens.
VOCÊ SABE O QUE É UM CLIENTE FIEL?
O hábito de consumo é diferente de fidelidade. Um simples exemplo é de uma dona de casa que costuma comprar sempre a mesma marca de sabão em pó, quando vai ao mercado todas as vezes compra a marca x.
Caso a dona de casa seja uma cliente fiel, se ela não encontrar a marca que gosta em um supermercado, não vai comprar ou irá se deslocar para outro estabelecimento para adquirir aquela em que confia. Um cliente habitual, não só iria comprar de outra marca, no caso de desabastecimento como também trocaria de marca em caso de uma promoção tentadora.
O cliente que é fiel a marca sempre irá procurar uma solução que atenda melhor as necessidades de sua empresa preferida, mesmo que o orçamento seja mais caro.
As marcas Harley Davidson e Apple são as que mais possuem clientes fieis em todo mundo. Seus consumidores não medem esforços, enfrentam filas nas lojas para serem os primeiros a comprarem os lançamentos e cultuam a marca como se fosse uma religião.
Esses clientes não só preferem a marca como também as recomendam, se tornam verdadeiros advogados de seus produtos e as defendem com unhas e dentes.
SAIBA O OBJETIVO DA CAMPANHA DE FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES
Ao planejar uma campanha de fidelização de clientes os objetivos das empresas frequentemente envolvem a busca por aumentar seu faturamento.
Essas campanhas possuem benefícios como: estimular os clientes a comprar valores maiores (aumento de ticket médio), incentivar os clientes a comprar mais vezes em um menor tempo e o aumento do relacionamento entre cliente e empresa.
Porém elas podem ter outros objetivos! As campanhas de fidelização ajudam a conquistar mais clientes já que geralmente são auxiliadas por sistemas de CRM (Gestão do Relacionamento com o Cliente), através dele a empresa consegue informações sobre seus clientes atuais o que permite traçar perfis de possíveis compradores, identificar oportunidades de tomadas de decisões para o seu negócio e oferecer exatamente o que eles desejam. Criando um cenário de monitoramento e aprendizado hiper segmentados para um excelente relacionamento e engajamento com o consumidor.
Clientes esporádicos podem se tornar fiéis através dos programas de pontuação que garantem vantagens como troca de pontos, descontos ou cashbacks. Mais clientes fiéis, mais o marketing de boca a boca acontece, sua marca será indicada para outras pessoas!
O segredo para uma boa campanha de fidelização de clientes é conhecer bem seu público-alvo, pois assim saberá como surpreende-lo, criando ofertas e promoções que se encaixam em seus desejos e necessidades.
VANTAGENS DE UMA CAMPANHA DE FIDELIDADE PARA OS CLIENTES
Conheça algumas vantagens que uma campanha de fidelização pode trazer para sua empresa e marca:
- Maior exposição e reconhecimento para a marca, ganhando assim, autoridade;
- Empresas de serviços conseguem evidenciar alguns benefícios;
- Propaganda boca a boca dos clientes em redes sociais e nas ruas;
- Clientes têm uma interação mais próxima com a marca, gerando afinidade;
- Abertura para novos meios de contato com o cliente, geralmente, por meio de e-mails, do site da campanha e do próprio programa de pontuação;
- As plataformas usadas para ações promocionais acumulam informações sobre seu consumidor em Dashboards inteligentes para análises rápidas e conversão de direcionadores;
- Fidelizar agrega valor à sua marca e empresa.
A fidelização leva tempo, porém é uma cultura que deve ser implantada pelas empresas, já que conhecendo melhor seu cliente você irá oferecer uma melhor experiência de compra.
DICAS PARA FAZER UMA CAMPANHA DE FIDELIZAÇÃO
Todo plano de marketing de incentivo de uma empresa deve estabelecer em sua campanha promocionais, ações voltadas para fidelização. Separamos algumas dicas e como fazer uma campanha de fidelidade de sucesso, confira:
- Escolha prêmios que seu público-alvo realmente valoriza e deseja;
- Defina regras claras de como acumular os pontos;
- Crie um site na internet para a troca dos pontos por prêmios;
- Possua uma identidade visual corporativa que retrate seu negócio, tanto no site como nos outros materiais de comunicação;
- Aplique o CRM e seus conceitos ao idealizar a campanha;
- Aproveite ao máximo as informações coletadas;
- Crie um programa de pontuação para trocas por produtos ou descontos;
- Use as informações coletadas para corrigir rumos, caso necessário;
- Contrate um advogado ou conte com o apoio do departamento jurídico para fazer toda regulamentação deste tipo de ação de marketing.
COMO FAZER PARA FIDELIZAR SEU CLIENTE?
- Preze pelo atendimento da mais alta qualidade;
- Forneça uma experiência de compra excelente;
- Tenha uma equipe bem treinada e pronta para resolver problemas;
- Foque na satisfação do cliente;
- Seja transparente e flexível na comunicação;
- Crie programas de fidelidade com ofertas e benefícios exclusivos;
- Antecipe as necessidades e desejos do cliente;
- Crie empatia e identificação na hora do atendimento;
- Faça seu cliente se sentir aceito e compreendido;
- Esteja aberto a sugestões e críticas.
FIDELIZE SEUS CLIENTES
A fidelização de clientes tem como objetivo principal aumentar o faturamento da empresa e a retenção dos seus clientes de forma constante. Uma boa campanha de fidelidade estimula os consumidores a comprarem mais, oferece benefícios e evita que eles troquem de marca ou estabelecimento.
Nossa plataforma possui as ferramentas certas para ajudar sua empresa a reter os clientes já adquiridos e conquistar novos públicos! Garanta uma experiência personalizada aos seus clientes fiéis, saiba mais!